quinta-feira, 19 de maio de 2011

"Tem ANIMAL solto na rua, tem que MATAR"
Declaração de vereadora de São João del-Rei provoca reação pelo país

Assunto do dia nas esquinas de São João del-Rei, cidade histórica e turística de Minas Gerais. Cobertura de jornais, rádios e TV local. Centenas de comentários em redes sociais. De São Paulo, vem o pedido: “São Francisco de Assis, proteja os animais de São João del-Rei; enquanto os santos se entendem, evite o turismo na cidade”. As declarações da vereadora Sílvia Fernanda, durante reunião da Câmara Municipal no dia 10 de maio, a favor da matança de animais de rua, provocaram reação imediata da população.

As reuniões são gravadas semanalmente, e os vídeos já circulam pela internet. Como forma de solucionar o grave problema dos animais de rua no município, a vereadora sugere: "tem animal solto na rua, tem que matar". Poucos minutos depois, prossegue o raciocínio: "eu quero que o animal seja apreendido, o dono tem 48 horas para tomar a providência; não tomou, mata". Sílvia detalha os animais que deveriam ser mortos: "eu quero fazer um projeto de lei para matar cavalo, burro, égua, vaca, porco. Achou na rua, falou com o dono, 48 horas não providenciou, mata."

São João del-Rei enfrenta, há anos, problemas relacionados à limpeza e à saúde pública. Boa parte do lixo urbano é depositada nas calçadas, até que a coleta municipal recolha e deposite no lixão - a cidade não dispõe de aterro sanitário, e o lixo é disposto a céu aberto, como mostra pesquisa do Instituto Apoiar. Antes dos resíduos chegarem ao lixão, cães, cavalos e até porcos cuidam de espalhá-los pelas calçadas e ruas. A saúde pública não dá orgulho: no Índice Mineiro de Responsabilidade Social, item saúde, São João aparece em 657° lugar entre 853 municípios do estado.

Uma das propostas para redução do problema de animais de rua vem de estudantes e professores da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ): o "Amigos de Quatro Patas" tem como objetivos recolher, castrar, tratar e encaminhar cães abandonados para adoção. Nas redes sociais, é possível conhecer mais sobre o projeto.

Na terça, 17, representantes de associações em defesa dos animais, professores, estudantes e cidadãos diversos levaram faixas de protesto para a entrada da Câmara. Na próxima terça, 24, está marcada a "Caminhada pelos Animais: vida sim, matança não!", saindo da Igreja São Francisco de Assis, às 15h, em direção à Câmara. A presidente da Sociedade Protetora dos Animais do município, Mara Nogueira, está inscrita para falar durante a reunião dos vereadores, que começa às 16h e é aberta ao público. As reuniões são gravadas e disponibilizadas no site www.institutoapoiar.org.br.

Texto e imagem por Rogério Alvarenga

7 comentários:

  1. "Tem animal solto na rua, tem que matar" (2'31") ... "Eu quero que o animal seja apreendido, o dono tem 48 horas para tomar a providência, não? tomou, mata" (3'10") "Eu? quero fazer um projeto de lei para matar cavalo, burro, égua, vaca, porco, achou na rua, falou com o dono, 48 horas não providenciou, mata.
    EU NÃO CONHEÇO ESSA MULHER E PRETENDO NÃO CONHECÊ-LA PELO RESTO DA MINHA VIDA. MAS VOU CONCORDAR EM NÚMERO, GENERO E GRAU COM ELA SE A FRASE FICAR ASSIM: "Tem POLÍTICO solto na rua, tem que matar" (2'31") ... "Eu quero que o POLÍTICO seja apreendido, OS RESPONSÁVEIS POR ESSES VERMES tem 48 horas para tomar a providência, não? tomou, mata" (3'10") "Eu? quero fazer um projeto de lei para matar VEREADOR, PREFEITO, DEPUTADO, SENADOR, GOVERNADOR, PRESIDENTE, achou na rua, falou com O RESPONSÁVEL POR ESSE VERME , 48 horas não providenciou, mata.
    AI SUA VAGABA, EU VOU TE APLAUDIR.
    SÓ PRA SEU GOVERNO, VOU TE DIZER QUE SE COLOCAREM 200 CACHORROS DENTRO DA MINHA CASA,VEJA BEM, DENTRO DA MINHA CASA, QUE É PEQUENA, HEIM, UM CAVALO E UM PORCO,ELES PODEM ATÉ ME INCOMODAR, MAS, VOU VIVER BEM COM ELES. AGORA.........SE EU TIVER QUE CRUZAR COM POLÍTICOS NA RUA, TODOS OS DIAS, AI EU VOU GRITAR UMA FRASE IGUAL A SUA, SÓ QUE SUBSTITUINDO AS PALAVRAS COMO EU FIZ AI EM CIMA.
    NISSO TUDO QUE EU DISSE, ACHO QUE OFENDI ALGUÉM.......OS VERMES! TADINHOS, COMPARADOS A ESSA RAÇA HORRORENDA DE POLÍTICOS.....

    ResponderExcluir
  2. Esse é o momento para a Câmara, a sociedade protetora dos animais e os cidadãos em geral FINALMENTE agirem contra:

    - o lixo que fica nas calçadas por falta de lixeiras adequadas,
    - a falta de educação do cidadão que joga lixo nas ruas e no córrego,
    - a irresponsabilidade dos donos de animais (inclusive de porcos, cavalos ou vacas),
    - os terrenos baldios largados aos vetores,
    - a falta de um projeto EFICIENTE de esterilização em massa dos animais,
    - a falta de um projeto EFICIENTE de coleta seletiva

    Matar animais? Antes de pensar numa ação desesperada dessa, que tal "fecharmos" propostas como as acima e analisarmos os resultados após alguns anos? :)

    ResponderExcluir
  3. bom vamos começar por ela então. e deixar os animais em paz além de sofrer na rua ainda tem mais essa, nosso que ódio dessa mulher logo se ve que é uma mal amada.

    ResponderExcluir
  4. Hoje, sexta, a vereadora e o prefeito devem se pronunciar numa matéria da TV Record. A matéria vai ao ar por volta de 20h. Vale a pena ver quais as soluções e explicações de nossos representantes políticos.

    ResponderExcluir
  5. Vi a matéria hoje na TV RECORD, e fiquei abismada com as coisas que a vereadora falou, o cachorro não rouba, não é corrupto, e nem está atrapalhando ela de rouba né? Por qual motivo ela quer tirar a vida dos animais? Deve ser porque está dando mais dispesa pro governo, o que eles não dariam de despesa ela poderia estar pegando emprestado né, afinal, é isso que político faz, todos sem excessão, vão lá faz milhares de promessas para não serem cumpridas, deixam as cidades acabarem, não fazem leis com utilidade, tem tanto bandido solto e os incompetentes, ao invez de criar uma lei em que bandido pode mofar na cadeia não, o carinha vai la mata um, estrupa, rouba fica dois dias preso e depois disso, paga fiança e ta tudo normal, livre para cometer outros crimes, isso é o cúmulo, se essa lei for aprovada, terá que haver uma grande revolução, com derramamento de sangue, que será um marco no Brasil do século XXI.

    ResponderExcluir
  6. Na reunião da Câmara do dia 24, ontem, após a caminhada pelos animais, a vereadora afirmou que nunca haverá projeto para matar animais.

    Apesar dela ter dito o oposto no dia 10, gerando toda essa polêmica, acho que, realmente, a ideia de matar animais por aqui morreu.

    Em breve colocaremos uma matéria sobre o que ocorreu ontem. Um dia histórico para São João.

    ResponderExcluir