sexta-feira, 20 de maio de 2011

Carta à Câmara dos Vereadores, à Sociedade Protetora dos Animais e aos cidadãos de São João del-Rei

São João del-Rei tem vivido, nas últimas semanas, após as polêmicas declarações da vereadora Sílvia Fernanda e a imediata reação da sociedade, consequências de um município que cresce vivendo contradições entre o moderno e o arcaico. Típico do barroco, essa fantástica história preservada em monumentos extraordinários como a Igreja São Francisco de Assis. E as contradições não ficariam de fora no âmbito das políticas públicas.

O MODERNO: as reuniões da Câmara são gravadas e disponibilizadas na internet, no site do Instituto Apoiar, acessíveis, portanto, à imprensa e aos cidadãos. Da Universidade Federal instalada no município, surgem projetos como o "Amigos de Quatro Patas", que propoem medidas eficazes para a saúde pública, já implementadas em cidades desenvolvidas e recomendadas pela Organização Mundial da Saúde.

O ARCAICO: São João enfrenta sérios problemas relacionados à limpeza e à saúde pública. Boa parte do lixo urbano é depositada nas calçadas; diversos animais, como cães, cavalos e até porcos cuidam de espalhá-los pelas calçadas e ruas. A saúde pública não dá orgulho: no Índice Mineiro de Responsabilidade Social, item saúde, São João aparece em 657° lugar entre 853 municípios do estado.

É nesse panorama de contradição entre o moderno e o arcaico que o nome de São João del-Rei aparece, hoje, na língua de diversos brasileiros, revoltados com as declarações da vereadora Sílvia Fernanda, no dia 10 de maio, durante reunião da Câmara Municipal, gravada e disponibilizada na internet. Ecoaram pelo país frases como "tem animal solto na rua, tem que matar"; "eu quero que o animal seja apreendido, o dono tem 48 horas para tomar a providência; não tomou, mata". Mais à frente, trecho detalha os animais que deveriam ser mortos: "eu quero fazer um projeto de lei para matar cavalo, burro, égua, vaca, porco. Achou na rua, falou com o dono, 48 horas não providenciou, mata."

A indignação tomou conta de cidadãos em São João, em Minas, no Brasil. Até mesmo boicotes à cidade foram sugeridos: "São Francisco de Assis, proteja os animais de São João del-Rei; enquanto os santos se entendem, evite o turismo na cidade". A TV Campos de Minas, local, dedicou dez minutos às falas da vereadora e à opinião de ambientalistas e cidadãos diversos. Pelas redes sociais e no blog da vereadora, estouram protestos.

Apesar do momento de revolta, protestos e manifestações contra as declarações, São João tem a grande chance de superar quadros sociais e ambientais incompatíveis com o século XXI. Só depende do papel que exercerão, a partir de desse momento, a vereadora, a Câmara Municipal, a Prefeitura, a Sociedade Protetora dos Animais, os ambientalistas e todos cidadãos.

DA VEREADORA, ESPERA-SE reconhecer que as declarações foram infelizes. Não adianta culpar a reportagem de televisão, ou o radicalismo dos defensores dos animais: a reunião está gravada. Não adianta esclarecer que os cachorros serão poupados, afinal, cavalo, burro, égua, vaca, porco, também merecem nosso respeito.

Da vereadora, espera-se também que não abandone a luta pela solução dos problemas do lixo, dos animais soltos na rua e da saúde pública. O verdadeiro pedido de desculpas está nas ações, e não nas palavras. Reconhecemos a gravidade desses problemas e devemos buscar soluções juntos. Precisamos de projetos que garantam educação, fiscalização e punição aos donos dos animais que não cumprirem a guarda responsável. São João precisa de lixeiras bem planejadas, que evitem o depósito de lixo nas calçadas. O que fazer com os terrenos baldios e as calçadas abandonadas, por onde se proliferam ambientes propícios aos vetores de doenças?

DA CÂMARA MUNICIPAL E DA PREFEITURA, ESPERA-SE que também reconheçam a infelicidade das declarações, mas apoiem a solução dos problemas apresentados. E as soluções precisam ser apresentadas, aprovadas, colocadas em prática, com rapidez. Do contrário, continuaremos padecendo com a fúria, a indignação e o boicote à cidade.

DOS PROTETORES DE ANIMAIS, AMBIENTALISTAS E CIDADÃOS EM GERAL, ESPERA-SE que troquem a revolta contra a vereadora pela chance de conseguir, junto à Câmara e à Prefeitura, garantias de medidas realmente eficientes para o problema da saúde pública, do lixo, dos animais soltos na rua. Que na reunião do dia 24 saiam modificações nos projetos de lei já em andamento; sejam assinados compromissos viáveis para tirar o lixo das calçadas, esterilizar animais em grande escala, fiscalizar os donos dos animais e reduzir drasticamente o número de terrenos baldios que proliferam vetores. Que na caminhada do dia 24, São João mostre o poder de mobilização, mas especialmente o poder de negociação e da bandeira da paz, para humanos e não-humanos.

Por mais paradoxal que seja, essa é a hora de unir forças. Mas o que é o barroco, senão um paradoxo constante?

Contrato Natural
20 de maio de 2011

4 comentários:

  1. Hoje, sexta, a vereadora e o prefeito devem se pronunciar numa matéria da TV Record. A matéria vai ao ar por volta de 20h. Vale a pena ver quais as soluções e explicações de nossos representantes políticos.

    ResponderExcluir
  2. Este blog é de São João Del Rey? Já sabem como foi a reunião da vereadora com o prefeito sobre o caso relatado aqui? Sou de uma Ong protetora dos animais e, na minha cidade, há casos parecidos. Estamos com projetos, inclusive temos um muito bom que envolve cavalos a carroceiros e que ajuda a resolver o problema do lixo. Foi criado um Conselho Gestor só para a remoção dos resíduos sólidos. Se quiserem, poderemos enviar cópia para que se inspirem em algo parecido e adequado à cidade. Informo que aqui ainda está no papel. Porém, tenho esperança que logo se torne realidade. E assim, o problema do lixo fica resolvido com respeito aos animais, que é, na verdade, o que todas as pessoas conscientes querem. Sou protetora, mas fico chocada com as reações violentas de muitos associados de ongs. A fala da vereadora, de fato, foi mais do que infeliz. Mas, não é com ataques que ela vai mudar.

    ResponderExcluir
  3. Olá, depaula,

    O site é nacional, mas tem jornalistas e estudantes de jornalismo que residem em São João del-Rei, dentre outras cidades.

    Conforme a matéria mais nova postada no blog, os ânimos estão acalmando na mesma proporção que negociações aparecem. Creio que o caminho é esse.

    Acho que seria muito legal se vocês se comunicassem com a Sociedade Protetora daqui de São João: www.facebook.com/animais.sjdr

    De que cidade vocês são? Também queremos conhecer melhor os projetos: editores@contratonatural.com.br

    Gratos.

    ResponderExcluir