segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

>>> Natal >>>

Então é Natal

Belquior, ou simplesmente Bel, gosta do Natal. É o único dia do ano em que ganha presentes, come bem e recebe atenção dos pais. Bel ainda não tem idade para entender por que isso não acontece nos outros dias, quando o pai chega bêbado e bate na mãe. Quando a mãe, nervosa, bate em Bel. Presentes ao longo do ano, nem pensar. Um prato de comida já é um privilégio.

Baltazar celebra o Natal com fartura e abundância. Muito peru, chester, doces, gordura, prazer. Melhor sobrar do que faltar. A taxa de colesterol é alta; o açúcar, de pré-diabético. Até tenta evitar que as sobras virem lixo, mas após três ou quatro dias, resta aos seres humanos à parte da sociedade disputarem os restos na lixeira da rua.

Gaspar tem muitos amigos e parentes. Ao longo do ano, não os encontra, nem sabe o que estão fazendo da vida. Não gosta de alguns deles - até fala mal. "Sabe o fulano? Ele não presta!" Nas vésperas do Natal, entretanto, gasta o décimo terceiro e as poucas horas de folga para enfrentar filas e presentear amigos e parentes - inclusive aqueles que "não prestam". A multiplicação do pão dá espaço à praga das embalagens.

Maria respeita a celebração religiosa do Natal, mas não consegue vê-la por trás de tantos presentes, ceias e esforçados trabalhadores barbados falando "hohoho" ao som de "Então é Natal". Não se sente obrigada a comprar presentes, perus, nem a levar seu filho pra sentar no colo de algum desconhecido. Por isso, Maria economiza tempo e dinheiro durante o Natal, para compartilhá-los ao longo do ano com quem precisa. E com sinceridade.

Então... é Natal!

Qual é o seu?

Texto: Rogério Alvarenga

2 comentários:

  1. então...é natal!! e todos os que se odeio vão as casas deles se abraçarem e se desejarem felicidades, encher a mesa de fartura e disputar com eles quem tem mais enfeite.
    As sobras só restam amanhã quando acordarem e se sentirem capaz, com tempo de levar as ruas..se ainda for assim que aconteçe porque é assim que eu concheça e vejo por onde ando.

    valeuuuuuuuu rogério!!!!!!!!

    UM ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  2. Garotos Podres Papai Noel filho da puta21 de dezembro de 2010 às 09:38

    Papai Noel filho da puta
    Rejeita os miseráveis
    Eu quero matá-lo
    Aquele porco capitalista

    Presenteia os ricos
    E cospe nos pobres

    Mas nós vamos sequestrá-lo
    E vamos matá-lo

    Aqui não existe natal

    ResponderExcluir