quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

>>> bike >>>

Bicicletada na avenida
Dezenas de ciclistas dividem espaço com automóveis nas ruas de Salvador

Mais uma sexta-feira de trabalho e estudos acabando, mais um fim de semana chegando. Hora de pegar o carro e ir para a casa descansar? Não para uma boa parte da população de Salvador, que precisa se espremer em ônibus lotados e enfrentar tráfego intenso, ruídos de trânsito, estresse em alta. A novidade é que, agora, um grupo de trabalhadores, estudantes e simpatizantes do meio de transporte "bicicleta" se reunem para a chamada Bicicletada Salvador, como a que aconteceu no último dia 26.


Os ciclistas, alguns esportistas mas a maioria cidadãos comuns, saíram por volta de 19h do Parque da Cidade, que fica numa das avenidas mais movimentadas no horário de rush de Salvador. No caminho, era possível ver uma faixa com os dizeres "Respeite o ciclista". Pouco depois das 21h, lá estavam eles no Rio Vermelho, o famoso Red River, agradável bairro boêmio, gastronômico, cultural.

A bicicletada acontece na última sexta de cada mês. Para participar, é só levar a bicicleta e a vontade de quebrar a "cultura do carro", estabelecida especialmente nos grandes centros urbanos. A cultura do carro incha o trânsito, prejudica o usuário do transporte coletivo, polui o ar, promove ruídos, estimula o sedentarismo e outros problemas ecológicos.

O movimento acontece ao mesmo tempo em que Salvador discute o projeto Cidade Bicicleta. Hoje, 2 de dezembro, às 18h, ocorre a segunda rodada de discussão, aberta ao público, no Auditório 2 da Faculdade de Arquitetura da Ufba. Para saber mais sobre o projeto, ver matéria publicada no dia 16 de novembro.


Mais informações e fotos sobre a Bicicletada Salvador: http://bicicletadasalvador.blogspot.com.

Texto por Rogério Alvarenga, com informações de Felipe Brust, Bicicletada Salvador e Projeto Cidade Bicicleta.

Um comentário:

  1. É uma experiência maravilhosa!!! Agora a Bicicletada sai do Rio Vermelho...e, sem roteiro definido previamente, são lançadas propostas entre os participantes da noite. ; ) Muito legal, democrática e revolucionária.

    ResponderExcluir