terça-feira, 16 de novembro de 2010

>>> pedal >>>

Salvador, Cidade Bicicleta
Governo da Bahia quer transformar Salvador na Cidade Bicicleta até 2014 - ano da Copa do Mundo

por Rogério Alvarenga

Poluição do ar, estresse, ruídos, agravamento da dependência e da exclusão social. Esses são alguns dos sintomas mais graves de uma das doenças mais comuns nos dias de hoje: a necessidade de automóvel. Aparentemente inofensivo, o automóvel é o sonho de boa parte dos jovens, mas a epidemia se transforma num pesadelo para os seres urbanos. Nos últimos anos, uma tecnologia bem antiga tem ganhado força para se tornar vacina e remédio contra isso: a bicicleta. Até a gigantesca e caótica Salvador entrou na onda e já conta com um projeto do Governo do Estado para se tornar a Cidade Bicicleta.

Até 2014, prevê o governo, a cidade terá ciclovias especiais que formarão circuitos para atender à Copa, ao trabalhador, ao lazer, à cultura e ao centro histórico. Se der certo, viva o futebol! O povo precisa de algo além da reforma dos estádios que servirão aos jogos. As ciclovias alcançam Paripe e arredores, Avenida Paralela e rodoviária, dentre outros roteiros estratégicos.

O projeto reconhece a importância das ciclovias por promoverem a inclusão de mais da metade da população - boa parte desprovida de recursos para comprar e manter um automóvel. Destaca ainda que é mais saudável e sustentável. A transversalidade do tema é que, certamente, dificulta os desafios: como garantir a segurança do ciclista na quarta capital mais violenta do país? Estão previstas sombras e água fresca para suportar o verão baiano nas ruas? E as empresas estimularão o hábito, providenciando bicicletários e chuveiros? Como integrar cidadãos que moram na periferia e trabalham no centro, trecho para o qual não há ligação prevista?

Que o projeto seja iluminado, saia do papel, sirva de exemplo para outras cidades e, especialmente, para outros projetos que poderiam ser intitulados "Cidade do Transporte Coletivo" ou "Cidade Pedestre".


Veja mais:
http://www.seplan.ba.gov.br/sgc/arquivos/20100406_175358_apresentacao%20cidade%20bicicleta19052009.pdf


4 comentários:

  1. Tomara querido amigo! Tomara!! Essa cidade está insuportável.

    ResponderExcluir
  2. Ô, e eu não sei? hhehehe

    Mas vai ser preciso esforço de muita gente diferente:

    1- das empresas, que precisam oferecer local seguro para estacionar as bicicletas e opção de chuveiro para quem precisar

    2- do pessoal que usa carro, em parar de arrumar empecilho para tudo ("faz calor", "gasta mais tempo", "blablabla");

    3- dos governos, que não conseguem organizar um sistema de transporte coletivo digno;

    ResponderExcluir
  3. Será? Ainda não vi nenhuma pequena obra...

    ResponderExcluir
  4. Vai ser no ritmo do metrô? Olha aí a ditadura do asfalto, novamente. Se fosse a duplicação de alguma via de asfalto...

    ResponderExcluir