sexta-feira, 22 de outubro de 2010

>>> show >>>

SWU: Meio ambiente, meia sustentabilidade
Festival traz boas ideias, mas não se desvincula de costumes nocivos ao planeta

"Começa com você". Essa é a tradução do nome do Festival "Starts With You" (SWU), que vendeu a imagem de festival da sustentabilidade. Grandes bandas de rock do mundo inteiro apareceram na Fazenda Maeda, em Itu-SP, para alegria dos fãs: Rage Against the Machine, Pixies, Linkin Park, Dave Matthews Band, dentre outras. Mas a alegria da sustentabilidade ficou devendo - será que os fãs cobrarão na segunda edição do festival, em 2011?

As boas ideias começaram com o transporte coletivo. Foram disponibilizados ônibus próprios do evento saindo da capital paulista e da rodoviária de Itu. A execução precária no primeiro dia, porém, prejudicou aqueles que desejaram vencer a lógica moderna do automóvel particular - um dos mais graves problemas ambientais, que envolve trânsito, ruídos, poluição do ar, produção de lixo e até aquecimento global. Os ônibus ficaram presos no trânsito caótico e os fãs sustentáveis ficaram na mão - ou melhor, na estrada.

Uma boa ideia que deu certo foi a diferenciação de preços para estacionamento de carros: aqueles que levaram pelo menos três caroneiros pagaram meia. Os fóruns também foram bem frequentados, e contaram com nomes como Marcelo Yuka e Washington Novaes. Ainda bem que aconteceram durante o dia, porque alguns palestrantes passariam mal de ver a quantidade de embalagens consumidas ao longo do evento. Recicladas, é verdade, mas na pedagogia dos 3R's, a redução e a reutilização aparecem na frente. Água mineral em garrafinhas plásticas; cerveja em latinha; água e lanchinhos barrados na entrada. Toneladas de embalagens que, em 2011, poderiam ser substituídas por garrafão de água mineral, garrafão de chopp, caneca e nossos cantis trazidos de casa.

E a área "vip"? Na meia sustentabilidade do SWU, elas ocuparam 100% da frente do palco, reduzindo os ídolos a pequenas formiguinhas para quem não era "vip". Mas os fãs "não-vips" do Rage Against não se contentaram em ver apenas formiguinhas: confusão armada. Poderia ter uma área vip menos excludente.

Poderá, pois o site do evento abriu espaço para sugestões: www.swu.com.br.


Texto: Rogério Alvarenga.
Imagem: Fábio Pontes.

3 comentários:

  1. Ai, Roger! Lembrei do VII Fórum de Educação Ambiental que aconteceu em Salvador. A proposta foi muito boa, as palestras revolucionárias, porém, repetindo a crítica amorosa feita pelo Brandão, o evento foi cheio de copos e garrafinhas plásticas...o almoço, servido em pratinhos plásticos, muitas vezes era recheado de carne...houve muita geração de lixo. Talvez precisemos praticar mais!

    ResponderExcluir
  2. Nesses casos, fica difícil pensar se não é sustentabilidade para boi dormir - ou para boi morrer. Com muita dificuldade, introduzimos nos eventos da rede ambiental da UFSJ o coffee break lixo zero e o certificado digital. No caso do coffee break, basicamente frutas, sendo que os "restos" viravam compostagem para horta orgânica.

    ResponderExcluir
  3. Por aqui rolou um projeto de redução de lixo. Não vou citar o nome para não prejudicá-lo, pois não deixa de ter boas ideias e potenciais envolvidos. Mas o fato é que esse projeto foi divulgado com panfletos (o que já é discutível) feitos com um daqueles papéis plastificados (o que já é abuso). Dá pra entender? Falar em redução de lixo e distribuir um papel que consome recursos naturais e produz lixo ao ser fabricado, além de ser de baixo reaproveitamento?

    ResponderExcluir