quinta-feira, 6 de maio de 2010

>>> cultural >>>

Depósito de restos
"Estamira", filme de Marcos Prado, mostra a loucura e o desprezo do homem-bicho

por Rogério Alvarenga

Em meio a toneladas de lixo, nada mais natural do que toneladas de loucura despejadas pela mente de Estamira, moradora do Lixão de Gramacho (Rio de Janeiro), cuja mãe já sofrera distúrbios psiquiátricos. Mas do lixo Estamira encontra a matéria-prima para cozinhar um macarrão "melhor que nos restaurantes"; das loucuras forma conceitos que muitos cidadãos "normais" não compreendem. Lucidez perigosa do cidadão comum, ou, como diria Clarice Lispector, "estou sentindo uma clareza tão grande que me anula como pessoa atual e comum: é uma lucidez vazia, como explicar?".

Já a lucidez da moradora do lixão é tão preenchida quanto a sua loucura humana e agressividade animal. Cospe fogo no ser humano, às vezes de forma insana, e a esse conjunto de insanidades chama de "trocadilo"; cospe fogo no "Deus estuprador", ou melhor, naqueles que inventaram Deus ("quem fez Deus foram os homens"). Afinal, por que alguém que fora traída, estuprada, espancada e assaltada por diversas vezes, durante sua época de cidadã comum, teria motivo para crer que Deus criara o homem à sua imagem e perfeição? E, em terra, o que acreditar que a escola ensina, numa sociedade como essa? Na escola, nós copiamos "hipocrisias, mentiras e charlatagens", diz.

A loucura que a preenche também está espalhada pela sick society de Na Natureza Selvagem. Quem tem coragem de interná-la em "clínicas de reabilitação" que desabilitam de vez a condição humana do internado? Estamira lembra do fim da vida de sua mãe, do sofrimento da verdadeira prisão em que vivem os loucos "em reabilitação". Chora com isso. Percebe e sente. E nós, também.

Exibido no dia 26 de abril, no Solar da Baronesa, São João del-Rei, como parte da programação Segunda no Solar, do Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei. Foto: divulgação.

2 comentários:

  1. Poxa, ainda não assisti! =/ Parece que é muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Muito antes de Lixo Extraordinário e Avenida Brasil, lá estava Estamira... :)

    ResponderExcluir