quarta-feira, 26 de maio de 2010

>>> data.show >>>

Minas X Mata
Estado é campeão de desmatamento da mata atlântica nos últimos anos, segundo Inpe

por Rogério Alvarenga

Comemora-se, em 27 de maio, o Dia Nacional da Mata Atlântica. Mas os números divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) envergonham especialmente Minas Gerais, o estado campeão em desmatamento dentre os nove pesquisados (ES,GO, MG, MS, PR, RJ, RS, SC e SP) nos últimos dois anos. Em termos absolutos, foram 12.524 hectares - o equivalente a uma cidade de médio porte.

O Estado ganha o campeonato em praticamente todas as categorias: tem o maior aumento na taxa de desmatamento anual (15%) e, em seu território, estão os cinco municípios líderes na perda de florestas. Perde apenas em termos relativos ao total da área de mata atlântica original - Santa Catarina aparece na frente neste período, e Goiás, historicamente.

Apesar dos números, Minas ainda tem a maior área remanescente de mata atlântica dentre os estados pesquisados. Até quando?

Software modelo

Se depender do projeto Cultura, História e Biodiversidade da Serra de São José, as florestas de Minas ainda terão sobrevida. Ao menos na área que abrange Tiradentes, São João del-Rei, Prados, Coronel Xavier Chaves e Santa Cruz de Minas. O projeto de inclusão digital através de softwares que abordam questões ambientais e culturais foi lançado no dia 20 de maio, no Centro Cultural Yves Alves, em Tiradentes. Estiveram presentes representantes da prefeitura municipal, da UFMG, do Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes (IHGT) e cerca de 80 professores do município.

Segundo o professor e associado do IHGT, Luiz Cruz, que coordena o projeto em Tiradentes, a iniciativa coloca a comunidade escolar diante de um processo de reflexão e aprendizado ao lidar diretamente com o patrimônio cultural e ambiental. O coordenador espera que até agosto parte dos programas já esteja disponível para o município. Futuramente o projeto deve alcançar as demais cidades abraçadas pela Serra de São José e ser disponibilizado em rede para os interessados, contribuindo para difundir a cultura, a história e a biodiversidade da serra.

Ver dados sobre desmatamento em:
http://www.inpe.br/noticias/arquivos/pdf/mataatlantica_08-10.pdf

Foto: Rogério Alvarenga

2 comentários:

  1. Para acessar relatório mais completo, o SOS Mata Atlântica disponibiliza o arquivo no link abaixo:

    http://www.educartis.com.br/sosma-dropbox/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Roger...não sabia que Minas está assim. Aliás, olhando assim, parece um dos estados privilegiados. Projetos como esse são fundamentais para transformar essa realidade. Parabéns aos criadores pela iniciativa!!!

    ResponderExcluir