segunda-feira, 3 de maio de 2010

>>> ambiente >>>

A cidade e as serras
Caminhada pede tombamento federal da Serra de São José

por Rogério Alvarenga

"Caminheiro que passas pela estrada,
Seguindo pelo rumo do sertão,
Quando vires a cruz abandonada,
Deixa-a em paz dormir na solidão (...)"

Esse é um trecho da poesia "A cruz da estrada", de Castro Alves, mas bem que poderia ser um pedido de proteção à Serra de São José, onde se situa a Cruz do Carteiro, em Tiradentes. A declamação do poema aconteceu durante a troca da cruz, no dia do trabalho (ou do trabalhador), após caminhada programada para chamar a atenção da necessidade do tombamento federal da área. Os organizadores também alertaram para a degradação provocada pelas queimadas e pelo lixo.

O cenário não podia ser mais exuberante: serras a perder de vista; vegetação abundante; formações de pedra; piscinas naturais. Essa foi a paisagem avistada durante a caminhada pelo tombamento da Serra de São José, que alcança, além de Tiradentes, os municípios de São João del-Rei, Prados, Coronel Xavier Chaves e Santa Cruz de Minas.

Toda essa beleza se junta à curiosa história da Cruz do Carteiro e à furiosa tradição da degradação ambiental do homem em sua busca por bens materiais. A singela cruz simboliza a morte de um carteiro, em tempos antigos, e ao redor dela encontramos diversas pedras amontoadas, proporcionando um visual inusitado - quase Hitchcock - ao local. Os moradores dizem que, ao passar por ela, deve-se deixar uma pedra.

A caminhada saiu da Matriz de Santo Antônio, às 9h, até a serra, onde aconteceu a troca da Cruz do Carteiro. A organização foi do Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes e Oficina de Teatro Entre & Vista, mas o que se viu, ao longo do caminho, foi o apoio de diversos grupos e mais de cem pessoas, entre bombeiros, ambientalistas, professores, estudantes e famílias.

Saiba mais sobre a Serra de São José:
http://ihgt.blogspot.com


Foto e ideia por Rogério Alvarenga

2 comentários:

  1. legaaaal, meio ambiente sempre.

    ResponderExcluir
  2. Que interessante. E importante! Sim ao tombamento federal da Serra de São José!

    Abraços.

    ResponderExcluir