segunda-feira, 17 de maio de 2010

>>> agenda >>>

Inclusão digital,
preservação ambiental
Projeto leva cultura, história e biodiversidade da Serra de São José para a rede pública de Tiradentes

por Rogério Alvarenga (texto e foto)

Imagine um projeto de educação digital que envolve a criação de programas a serem trabalhados por alunos da rede pública de ensino numa determinada cidade. Nenhuma novidade até aí? Ok, agora imagine esses softwares abordando os aspectos culturais, históricos e de biodiversidade de uma área de preservação. Essa é a ideia do projeto Cultura, História e Biodiversidade da Serra de São José, a ser lançado no dia 20 de maio, das 9h30 às 12h, no Centro Cultural Yves Alves, em Tiradentes. A inclusão digital, com ares de preservação ambiental, alcançará a rede pública de ensino do município.

A iniciativa é da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG e da Prefeitura Municipal de Tiradentes, com o apoio do Centro Cultural Yves Alves, do Instituto Histórico e Geográfico, da Escola Estadual Basílio da Gama e da APAE de Tiradentes.

Tombamento federal
A Serra de São José alcança, além de Tiradentes, os municípios de São João del-Rei, Prados, Coronel Xavier Chaves e Santa Cruz de Minas. No último dia 4, foi realizada uma caminhada pelo tombamento federal da serra, onde aconteceu a troca da Cruz do Carteiro. A degradação provocada pelas queimadas e pelo lixo é uma das principais preocupações de ambientalistas, pesquisadores, estudantes e população em geral.

[Veja fotos da Serra de São José]

6 comentários:

  1. Olá, Rogério, td bem?
    Que legal esse projeto, heim!
    Desejo que dê tudo certo!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol, tudo bem, e contigo?

    Achei bem interessante, mesmo. O projeto não é nosso, e sim das instituições citadas no texto, mas fazemos questão de divulgá-lo.

    Não pude ir ao lançamento, mas vou procurar saber como estão as coisas! :)

    Abraço,
    Rogério

    ResponderExcluir
  3. Olá Rogério !

    Muito bom o projeto, com certeza cai ser um sucesso e que venha a ser exemplo para outros Munípios.

    Abraços..

    Vanusia

    ResponderExcluir
  4. Espero que sim, Vanúsia... estaremos acompanhando.

    Entrevistei o Luiz Cruz, coordenador local, e ele disse que, no futuro, os softwares desenvolvidos pela UFMG serão disponibilizados para os interessados.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Que iniciativa maravilhosa! ; ) E aí, como está o projeto? Quero novidades!

    ResponderExcluir