segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

>>> mini >>>


A BARBÁRIE É HUMANA

Afinal, o que nos diferencia dos outros animais? Talvez a vontade de matar por crueldade, o fetiche pela violência e barbárie. Outra diferença é a paixão e o amor. Pensando no amor como fonte de inspiração e engenho humano, é possível ser otimista. O amor é a possibilidade de distância de si mesmo e da pretensão humana.

Aquilo que une os animais é muito mais valioso do que aquilo que possa separá-los. Ser bicho ou ser homem é só uma questão de perspectiva. Nós, humanos, temos uma tradição secular de nos posicionar num patamar superior ao resto dos animais, inclusive com respaldo religioso. Afinal, fomos moldados à semelhança de Deus!

Qual o quê? No fundo somos vida e, ao fim e ao cabo, também buscamos uma boa tarde, noite ou manhã de sexo, comida e bom sono. Animais, somos animais como todos os outros. E, como diria Drummond, “Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar?”

Sejamos amorosos.

Texto e ideia por Omar Mendes
Foto por Analu Sousa.

2 comentários:

  1. Pois é... acho que mesmo as pessoas que percebem, continuam sendo egoístas: "eu como carne pq gosto..." "eu prefiro comprar um animal ao adotar um que realmente precise..." e por aí vai. Cada ser humano pode decidir...sabendo que ao escolher estará sempre investindo em um dos ideais. E que favorecendo um, com certeza, está desfavorecendo outro.

    ResponderExcluir