sábado, 7 de novembro de 2009

>>> reportagem >>>

GREEN BUILDINGS
A natureza como fonte de inspiração

>>> Novos prédios utilizam recursos sustentáveis para a conservação do meio ambiente


por Gustavo Mendanha
[gustavo.mendanha@hotmail.com]


O termo ainda vive no Brasil os primeiros dias de uma nova era: a da sustentabilidade. Não bastassem as campanhas de publicidade milionárias em prol do planeta, divulgadas com freqüência nos meios de comunicação, agora é a vez de a construção civil embarcar nessa revolução verde, que atravessa os quatro cantos do globo e leva consigo uma nova proposta: diminuir os resíduos lançados no meio ambiente.

A moda das construções sustentáveis surgiu na década de 1990, porém, ganhou força na entrada do novo milênio, quando autoridades mundiais e líderes de ONGs ambientalistas começaram a apontar suas preocupações com o planeta, iniciando uma série de campanhas de proteção à biodiversidade e combate ao aquecimento global. Com isso, diversos setores da economia tiveram que se adequar às novas exigências do Protocolo de Quioto e outros tratados e normas internacionais em favor do meio ambiente.

Nos dias de hoje, o conceito Green Building – ou Prédio Verde, na tradução literal – está associado aos princípios do desenvolvimento sustentável colocados em prática em todos os processos de uma construção. Ou seja, a ideia é levantar prédios para fins diversos, mas que utilizem materiais e tecnologias de impacto reduzido no meio ambiente, desde a concepção do projeto até a operação desse edifício. Este conceito sugere a conservação da água e das energias, o reuso de materiais, e estabelece a sustentabilidade na cadeia de produção, levando em conta aspectos culturais e sociais dos países que o adotam. [...]

Quer saber mais sobre "prédios verdes", suas diferenças para os convencionais e o selo Leed? Leia a reportagem completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário