sábado, 7 de novembro de 2009

>>> data.show >>>

LIMONADA SEM AÇÚCAR
Desafios, limões e sinergia invadem o fim do ano do trabalhador


Fim de ano é hora de se desligar do trabalho, curtir a família e viajar. Ninguém discorda. Ou melhor, quase ninguém; o problema é convencer a chefia disso. Fim de ano, em boa parte das empresas, é hora de ouvir as pérolas do ano, devidamente treinadas em programas de capacitação ou ouvidas em palestras de motivação.

Fim de ano, por exemplo, é época de "novos desafios" - ou simplesmente novos problemas. Poucos gostam de problemas, mas muitos gostam de desafios. Os chefes descobriram isso e não param de inventar desafios como as demissões em massa ou a pressão em forma de metas.

Fim de ano, por exemplo, é época de trabalhar dobrado - afinal, ganhamos dobrado em dezembro, uma conquista trabalhista. Mas não reclamemos: o importante é "fazer do limão uma limonada" - ou seja, conseguir bons resultados sendo explorado até o último bagaço. E sem açúcar!

Fim de ano, por exemplo, é época de responsabilidade socioambiental, de repensar os hábitos de vida. Só não avisaram o bom velhinho, aquele que domina a televisão e as empresas perto do Natal - eu nunca o vi chegar pela chaminé, só pela TV. Depois de sair do shopping com cinco sacolas de desnecessidades, a gente conversa sobre o assunto.

Fim de ano, então, é época de solidariedade no ambiente de trabalho. Isso mesmo: vamos focar nossa energia em trabalhos coletivos, em nome do lucro. Afinal, as férias só virão em abril ou maio. E viva a sinergia - isto é, a exploração coletiva no ambiente de trabalho.

Fim de ano.
Fim da picada.
Fim da paciência.
Finados, 02.11.


Texto e tabela por Rogério Alvarenga [rogerioalvarenga@contratonatural.com.br]

3 comentários:

  1. Mola, teu blog tá massa! Vou linká-lo!

    Qto ao mundo corporativo, só tenho uma palavra: NOJO!!!!

    (é realmente incrível como eles adoram eufemismos...tem os clássicos "trabalhar com o público" = vendedor , "vestir a camisa" = ser capacho e explorado...)

    ResponderExcluir
  2. É, tem essa mesmo, de "vestir a camisa".

    E os vendedores, que trabalham 12 horas por dia, sete dias por semana e agora são... "consultores de venda"??

    kkkk

    ResponderExcluir
  3. Vou parar de repetir que os textos são maravilhosos! rsrsrs Que cambada de FDP, aliás, é incrível como as pessoas são manipuladas e não percebem isso.

    ResponderExcluir