terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

>>> cinema, aspirinas e urubus >>>

Inquietações políticas na tela
Mostra de Cinema de Tiradentes leva ao público temas como drogas, enchentes e secas

Repleta de pré-estreias e homenagens, a 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes deixou como principal marca a discussão em torno de temas sociais, anunciada já na temática desta edição: "Inquietações políticas". Drogas, enchentes, secas, polícia, descaso dos governantes e desigualdade foram algumas questões levantadas por longas e curtas ao longo de nove dias de uma agradável overdose cinematográfica rodeada por montanhas e barroco.

Os perigos da bebida alcoolica são maiores do que os de muitas drogas ilícitas, como a maconha. É o que afirma o especialista britânico David Nutt, que coloca o álcool como a quinta droga mais perigosa, levando em conta danos físicos, sociais e dependência - a maconha não figura entre as dez. Essa é uma das questões levantadas pelo bem produzido "Cortina de fumaça", longa de Rodrigo Mac Niven. Surpreendente? Nem tanto, já que nos deparamos com a cirrose, os acidentes de trânsito, os vícios e as brigas proporcionadas pelo consumo exagerado, ainda que "social", da bebida. Mas, se isso não é novidade, por que o mercado do álcool é regulamentado e festejado, enquanto a maconha é proibida e antissocial?


Já as vítimas das enchentes e deslizamentos de terra, geralmente famílias de baixa renda, foram lembradas no documentário "Enchente", de Julio Pecly e Paulo Silva. Trata, especificamente, dos acontecimentos de 1996 no bairro Cidade de Deus, no Rio. Nem todas as imagens são de alta resolução, mas o fato de Julio ter vivenciado a tragédia, do tema estar em evidência após os acontecimentos na zona serrana, e do filme abordar o descaso das autoridades - e mesmo de alguns moradores - arrancaram aplausos do público. A cena mais aplaudida mostra uma sobrevivente lembrando que são os moradores da periferia que trabalham para dar conforto à classe média.


Enquanto uma parte da população sofre com a abundância de água, outra sofre com sua escassez. Mas o tema "seca" também pode reservar surpresas aos desavisados: no semi-árido nordestino, existe chuva suficiente para uma boa (sobre)vivência do cidadão. Esse é um dos aspectos abordados em "Sertão progresso", documentário de Cristian Cancino, que mostra ainda discursos de políticos favoráveis à transposição do Rio São Francisco, moradores (subestimados?) que acreditam no sucesso do empreendimento e o protesto através da greve de fome de um líder religioso.


Bem que as inquietações políticas poderiam ultrapassar as telas do Cine-Tenda ou Cine-Praça, armadas em Tiradentes, agradável cidade do interior de Minas: no evento com tema tão apropriado, não rodaram ônibus durante a madrugada. Segundo funcionários da empresa de transporte coletivo, a Prefeitura não autorizou. Inquietação elitizada?

Texto: Rogério Alvarenga
Foto: Analu Sousa


Nenhum comentário:

Postar um comentário