sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Bebida mata mais que HIV e violência, diz OMS
Quase 10% das mortes de jovens estão relacionadas ao consumo de álcool

No dia da renúncia do ditador Mubarak, no Egito, uma outra notícia pode passar despercebida aqui no Brasil, embora divulgada nos principais meios de comunicação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou relatório que aponta o alto poder de destruição de uma droga muito festejada no Brasil - o álcool. Segundo os estudos, quatro em cada 100 mortes no mundo estão ligados ao consumo de bebidas. Esse número é tão representativo que ultrapassa as mortes por Aids, por tuberculose e por violência, e é especialmente grave entre jovens de 15 a 29 anos, quando atinge quase 10%.

Os malefícios das bebidas alcoolicas não são novidade na ciência. A OMS reforça o que médicos e cidadãos curiosos já sabem há um bom tempo: bebida pode provocar cirrose, doenças cardiovasculares, vários tipos de câncer e problemas psiquiátricos. As embalagens de cigarro já trazem essas informações. As propagandas de cerveja ainda trazem jovens bonitos, saudáveis e alegres bebendo.
A OMS sugere a regulamentação do mercado de bebidas, de forma ampla, o que envolve redução da demanda e restrições ao consumo por jovens e por motoristas.

Na contramão do debate cada vez maior sobre regulamentação das drogas, a Associação Brasileira das Agências de Propaganda (Abap) critica o cerco fechado à publicidade da cerveja. Em 2008, lançou um manifesto contra a proibição da propaganda. Na campanha, a Abap faz a seguinte comparação: "Querem proibir a propaganda de cerveja no Brasil. É o mesmo que proibirem a fabricação de abridores de garrafas no Brasil".

O relatório completo pode ser consultado no site da OMS (clique aqui).

Texto: Rogério Alvarenga
Charge: http://mundodoarthur.wordpress.com

3 comentários:

  1. Parabéns,RÓ!
    Vc soube sintetizar bem as consequências que a bebida traz para a sociedade e , no caso da nossa cultura, ela ainda causa outros malefícios, pq só é feliz que abre uma lata de cerveja no fim de semana.As pessoas precisam parar de comprar essa falsa ideia de que só a cerveja anima uma festinha.
    Flávia Cabral

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  2. é uma propaganda enganosa, porque ao invés de jovens saudáveis dançando na praia, a gente fica é tudo velho barrigudo morgado na poltrona da sala.

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  3. E quem não bebe ainda ouve coisas do tipo "você não bebe, então faz o quê?". Como se bebida fosse a única forma de se divertir. Falta de criatividade achar que diversão precisa de bebida, hein?

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