sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

>>> chuva de solidariedade >>>

Campanhas arrecadam esperança para humanos e bichos
Diversas instituições e milhões de cidadãos se mobilizam para ajudar famílias afetadas pelas chuvas no Rio e em Minas. Animais sobreviventes pedem um lar

“Ações humanitárias não têm bandeiras nem limites. São seres humanos que não têm nada, nem água para beber”. A frase, dita pelo coordenador de uma das campanhas de arrecadação, reflete bem a situação extrema que milhares de pessoas estão vivendo após décadas de ocupação desordenada e dias de chuva na região serrana do Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. Éverton Ferreira, que coordena a campanha encabeçada pela Universidade Federal de São João del-Rei, no interior de Minas, espera que a solidariedade humana seja colocada em prática. Nesse contexto em que milhares de famílias humanas não têm nada, o que sobrou para suas famílias caninas e felinas?

Organizações não-governamentais e protetores dos animais colaboram como podem para reduzir o sofrimento daqueles que, muitas vezes, são esquecidos pela mídia e pelos cidadãos. A WSPA e ongs afiliadas, com recursos de doação, distribuíram 15 mil reais para duas ongs em Itaipava, uma em Teresópolis e uma em Friburgo; 12 toneladas de ração para cães e uma tonelada para gatos; medicamentos e outros produtos para atender a oito mil animais. Mas a grande doação quem pode fazer é o cidadão comum: conhecer as pessoas que abrigam os animais, botar as mãos na massa e conseguir adotantes - ou até mesmo adotar um animal. A ong Estimação lembra que quanto mais animais forem adotados, mais espaço terão para abrigar outros.

As fortes chuvas que atingiram a região serrana do Rio neste início de ano, aliadas à ocupação de risco - inclusive de residências de alto padrão -, provocaram enchentes, deslizamentos de terra e deixaram isolados vários bairros em pelo menos 12 municípios. Já foram confirmadas mais de 800 mortes humanas, e o número tende a aumentar, devido à quantidade de desaparecidos na região. Em Minas Gerais, são 107 municípios em estado de emergência.

Instituições e governos se mobilizam para arrecadar e levar donativos para os sobreviventes. Dezenas de milhares de pessoas perderam suas casas ou precisaram abandonar seus lares. Autoridades alertam que as doações devem ser feitas somente para instituições reconhecidas ou órgãos oficiais, para garantir que os benefícios alcançarão as famílias necessitadas.

Texto: Rogério Alvarenga
Imagem: Ong Estimação

Um comentário:

  1. Quem tiver outras dicas de ongs e instituições que estejam recebendo doações para animais, pode sugerir.

    Para doações às famílias desabrigadas e desalojadas, procurar algum órgão ou instituição de confiança na sua cidade - Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército, Universidade, etc.

    ResponderExcluir