terça-feira, 31 de agosto de 2010

>>> incêndio >>>

Pegando FOGO
Ações humanas e clima seco podem ter desencadeado série de incêndios na Serra de São José

Nos últimos dias, os incêndios florestais têm consumido de forma rápida a Serra de São José, especialmente nos municípios de Tiradentes, Santa Cruz de Minas e São João del-Rei. No domingo, 29, os bombeiros voluntários de Tiradentes trabalharam durante cerca de dez horas para controlar o fogo que começou no Mangue. Esse trecho havia sido muito frequentado durante a manhã por centenas de moradores e turistas que apreciam a beleza das cachoeiras, fauna e flora locais. Contrato Natural apurou que um grupo que fazia caminhada no local pela manhã afirma ter percebido fumaça em grande intensidade próxima ao local.

No dia seguinte, o incêndio recomeçou próximo às Águas Santas, e podia ser visto até mesmo do centro de São João del-Rei, dada a expansão que o fogo tomou com o clima seco e o vento forte. Novamente os bombeiros foram acionados, mas, no final da tarde, precisaram dividir esforços com mais um incêndio de grandes proporções, nas proximidadades do Bosque da Mãe D'Água e do Chafariz de São José, em Tiradentes. Além de 20 bombeiros voluntários, outros 30 moradores da cidade se juntaram para conter o estrago iniciado, provavelmente, por ações humanas.

O empenho para controlar o fogo envolve boa parte do município. Durante as ações dos bombeiros e outros moradores, houve coleta de água mineral, frutas e sanduíches para colaborar com o trabalho incessável dos voluntários. Moradores reclamam da falta de fiscalização dos poderes públicos nas serras, que formam uma Área de Proteção Ambiental Estadual (APA) e um Refúgio Estadual de Vida Silvestre (Revs).

Com fotos e informações do Corpo de Bombeiros Voluntários de Tiradentes
.

Um comentário: