domingo, 12 de junho de 2011

>>> cãominhada >>>

Bicicletas e cachorros
Passeio ciclístico e cãominhada encerram Semana do Meio Ambiente em São João del-Rei

Após oito dias de ações em prol do ambiente e da educação ambiental, dezenas de ciclistas e mais de cem pessoas levando seus cães tomaram as ruas da cidade. As grandes estrelas da manhã do dia 12 de junho definitivamente não eram os namorados, mas os cachorros, de raça ou "vira-latas" - que, afinal, também têm muita raça. Enormes como são bernardos ou pequenos como yorkshires, com apenas três patas e muita disposição, eles se divertiram e alegraram as crianças.

"É importante trazer a família, as crianças, para que aprendam a cuidar dos animais", opinam Alessandra e Cléber, pais de Maria Luiza, que aguardava a cãominhada ao lado de sua cachorrinha no estacionamento do Supermercado Sales, o ponto de partida. "Se deixar, ela guarda todos os cães de rua em casa", explica a mãe, que se orgulha de viverem próximos dos animais.

Era possível ver, também, representantes políticos e jornalistas acompanhando a cãominhada. "É necessário valorizar os trabalhos que as pessoas fazem. Cada grupo abraça uma causa, e eu fico feliz de apoiá-los sempre que posso", explica a vereadora Vera do Polivalente, que convida os cidadãos a participarem da audiência pública sobre a questão dos animais de rua em São João, no dia 6 de julho, em local e horário a serem definidos.

Representando a Universidade Federal de São João del-Rei, estiveram presentes diversos servidores e estudantes da rede ambiental UFSJ Bioagradável e dos projetos de extensão Projeto Sucata e Amigos de Quatro Patas - este último atua na educação para guarda responsável, esterilização e doação de cães de rua. Assunto que a veterinária Manuela Cassano, da ClinVET, conhece bem: "a gente gosta muito de ajudar. Recentemente, conseguimos colocar para adoção cerca de 15 filhotes", comemora, explicando que a presença do stand da ClinVET, em parceria com a Guabi, vai além da questão comercial.

Para a realização da II Cãominhada Ecológica de São João, colaboraram, além das empresas acima: Supermercado Sales, Pontocão, Nossa Terra, Nutricampo, Zoopet, Mundo Animal, Bichos Mania, Mil Bichos, Agrolopes, Agrosil. A Semana do Meio Ambiente é uma realização da Emater, UFSJ Bioagradável, ICMBio, Polícia Militar, Instituto Apoiar, IEF, IPTAN, Mãos e Obra e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Para acompanhar novidades sobre a UFSJ Bioagradável, acesse www.ufsj.edu.br/bioagradavel. Já sobre os projetos de proteção aos animais, acesse www.facebook.com/animais.sjdr.

Um comentário: